Maria Lamas era o pseudónimo de Maria da Conceição Vassalo e Silva que nasceu em Torres Novas em 16.10.1893. Escritora, jornalista e conferencista, distinguiu-se essencialmente como acérrima defensora dos Direitos da Mulher, tendo chegado a ser presidente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas. Além disso Maria Lamas foi eleita membro do Conselho Mundial da Paz. Devido à sua luta contra o regime ditatorial vigente na altura em Portugal, teve de exilar-se em Paris entre 1962 e 1969. Faleceu em 1983.

Casa Maria Lamas
Para além de ter sido a casa onde nasceu a escritora Maria Lamas, neste edifício esteve instalado nas décadas de 20 e 30, do século XX, o Colégio Feminino João de Deus.

Escola Secundária Maria Lamas
É inaugurado a 17 de Junho de 1961 o novo edifício da então Escola Industrial e Comercial de Torres Novas, que até esta altura funcionava no largo do Salvador, nas anteriores instalações da Biblioteca Municipal. Esta escola era uma mais-valia para a região e dela saía grande parte da mão-de-obra especializada, que ia integrar as indústrias das redondezas. Mais tarde, passou a secundária e recebeu o nome de Maria Lamas em homenagem a esta escritora torrejana.

Jardim Maria Lamas
Este jardim público foi inaugurado em1994 quando foi feita uma homenagem a Maria Lamas. Nele foi colocado um monumento com a figura de uma mulher simbolizando “ a sua pureza e fertilidade”.

{phocamaps view=map|id=6}

Distância: 4100 metros Velocidade média 1 m/s Tempo do percurso 68 minutos | Download